Vou nesta mensagem, "Comportamentos", dar as respostas de que todos precisam.
Bater com as patas traseiras é sem dúvida umas das maiores questões de uma pessoa que não sabe nada sobre o gerbil.
Bem, o gerbil bate com as patas traseiras por duas razões: sinal de perigo ou excitação sexual. Mas como distinguir um caso do outro? Para nós, os sons são iguais, pelo que, pelo som/ritmo, nós não conseguimos distinguir, apesar de para os gerbos o som/ritmo certamente ser bastante diferente um do outro caso. Sendo assim, a única maneira de distinguir um caso do outro, é escutando e observando os gerbils. No caso de eles estarem batendo com as patas traseiras no chão por sinal de perigo, frequentemente haverá respostas dos outros gerbos (batendo também com as patas traseiras no chão)e/ou abringando-se ao gerbil que 'sentiu' o perigo. Já quando é por excitação sexual, os gerbos mantêm-se geralmente ignorados.
Roer é o que os gerbos mais fazem. Roem tudo que tenham à sua disposição. Quando eu comprei o meu par de gerbos, pensava que eles tinham fome, mas quando eu ia a ver, eles tinham comida destinada para eles. Achei estranho, e claro que pensei que se estava a passar alguma coisa, mas pensei que fosse só temporário aquele comportamento/vicio, e ignorei. Passadas, mais ou menos, duas semanas, notei que eles continuavam com aquele comportamento/vicio de roer! Decidi pesquisar na Internet, e arranjei então a minha resposta.
Em caso de stress, os gerbos dedicam-se especialmente às grades da gaiola, quando disponíveis. Por exemplo, a Minnie rói muito as grades da sua gaiola, devido ao facto de estar sozinha, que lhe provoca um certo stress (porque, como já disse, os gerbos gostam de ter a sua companhia).
Os gerbos também roem para fazer o ninho. Neste caso, eles dedicam-se às coisas que estão ao seu alcance.
Eles podem mesmo roer para procurar comida (pelos vistos a minha previsão inicial estava certa. Eh eh!).
Quando não há sinais de stress, falta de material do ninho ou falta de comida, estes roedores bastante activos e espertos, roem apenas por sinal de saúde: os dentes dos gerbos crescem continuamente, pelo que precisam de roer. Deve-se evitar que os gerbos roam plástico/tecido, pois pode-lhes fazer problemas na saúde. Compre umas barras que se prendem nas grades da gaiola. Essas barras têm comida (dura). No caso de você se esquecer de colocar comida na gaiola, o gerbo pode sempre roer a comida, comendo e tratando dos seus dentes, por exemplo. Mas dou o conselho de comprar estas barras principalmente porque, algumas, contêm no interior da dessa comida um pau de madeira, que ao roerem, desgasta os seus dentes.
Tenha atenção ao bebedouro. Quando vir o bebedouro roído, certifique-se que tem água fresca lá dentro.
Arranhar e escavar, tal como roer, também é um dos maiores hábitos dos gerbos. Quando vi o meu par de gerbos (normalmente e minha fêmea) a escavar tanto no canto da gaiola, pensei que eles estivessem nervosos e quisessem sair da gaiola ou não estivessem a gostar de mim. Também muitas pessoas pensam como eu pensei. Mas fique descansado, pois é um comportamento perfeitamente normal. A verdade é que eles escavam apenas pelo seu hábito natural de cavar tocas/túneis. Por isso não se tem de preocupar. Use bastante substracto na gaiola, para permitir aos gerbos fazer túneis, como na Natureza.
Pentear é um bom sinal. Penteadas frequentes é um sinal de que tudo vai bem no grupo. Os gerbos ao se pentearem mantêm-se limpos e é uma maneira de se socializarem entre eles.
Marcar território é uma das coisas que os gerbos costumam fazer. Exprimente olhar para a barriga do seu gerbil; você irá ver uma mancha amarelada. Essa mancha é uma glândula, chamada glândula odorífera. Eles marcam o seu território esfregando com a barringa/glândula em tudo que lhe pertence, deixando uma secreção oleosa vinda da glândula. Eles também esfregam a sua barriga/glândula nos outros gerbos (geralmente na familia).
Brigas é um comportamento que precisa de atenção. Por vezes, o seu gerbil brinca com outro (não pense que é brigar, pois é apenas brincadeira). Mas por vezes, os gerbils não estão simplesmente a brincar, mas sim a brigar. Há muitas pessoas que não sabem distinguir as diferenças. Se você ouvir barulho e os gerbos a chiar, deve-se alarmar e separar imediatamente os gerbos. Obviamente que se passou/passa algo entre os dois.
Infelizmente, os gerbos quando brigam, normalmente, é até à morte de um dos dois.
Vou dar-lhe alguns sinais de existência de briga:
- O seu gerbo começa a perder peso.
- O seu gerbo tem marcas de mordidas na cabeça ou na cauda.
- E um caso bastante sério, é um gerbo dormir fora do ninho.
Evite brigas, usando apenas umas simples precauções:
- Apresente sempre os gerbils estranhos com a "separação" (irei falar sobre a "separação" em breve).
- Nunca mantenha mais de duas fêmeas adultas juntas.
- Nunca mantenha mais de quatro machos adultos juntos.
- Nunca cruze mais de uma fêmea por gaiola.
- Quando uma segunda ninhada chegar deixe no máximo 3 filhotes mais velhos para evitar superpopulação.
Fugir conseguem bem os gerbos. Animais espertos como este pequeno roedor, é um especialista em fugir da gaiola. Certifique-se de que o seu aquário tem uma 'rede' em cima (mesmo que a altura do aquário seja alta), e no caso de gaiolas certifique-se de que não há meio de escapatória.
Mesmo com estas simples precauções, há gerbos que são mesmo uns génios e escapam. Vou agora dizer o que você tem de fazer, ao dar a falta de um gerbo:
- No caso de você ter gatos e/ou cães, deve colocá-los no jardim ou numa divisão da casa em que você tenha a certeza de que o gerbo não lá está, e feche todas as portas de casa.
- Os gerbos não são de se afastar da sua casinha, por isso é boa ideia começar a procurar na divisão onde se encontra a gaiola (muito importante estar com a porta fechada). É bastante importante que você se mova lentamente, com movimentos muito suaves e que vá sempre olhando por todos os cantos.
- Espreite por de baixo/trás de todos os móveis da divisão.
- Assim que você localizar o seu gerbil, coloque um tubo PVC ao pé do móvel e sente-se a uma certa distância.
- Assim que o gerbo entrar dentro do tubo, coloque as suas mãos nas duas pontas, Tudo isto muito rapidamente, porque assim que o gerbo se aperceber do acontecimento, vai-se logo embora do tubo, por isso tem apenas uns segundos para esta operação.
- Coloque sementes de girassol em todos os comodos da casa, e conte as sementes que deixa em cada comodo (continue com as portas todas fechadas).
- Tempo depois, reconte as sementes de cada divisão e onde houver a menos das que colocou, é onde seu gerbo está escondido.
- Depois faça o mesmo que no caso de você souber onde estava o gerbo.
Minha fêmea tá querendo cruzar então? Vou ter que arrumar um macho ou outra fêmea pra ela sussegar?
ResponderEliminarOlá. Tenho um gerbil macho e percebi que anda meio quieto. Normalmente ele é bem bagunceiro e deixa gaiola de cabeça pra baixo, e a 3 dias a gaiola esta intacta, ele passa a maior parte do tempo deitado entre a serragem, estou preocupada. O que pode ser? E como devo agir?
ResponderEliminarSe ele vive sozinho pode ser depressão pois gerbil são muito sociáveis por isso precisa de um companheiro do mesmo sexo. Só uma dica você citou que você usa serragem, ela é totalmente tóxica te recomendo usar areia de gato.
EliminarOlá. Tenho um gerbil macho e percebi que anda meio quieto. Normalmente ele é bem bagunceiro e deixa gaiola de cabeça pra baixo, e a 3 dias a gaiola esta intacta, ele passa a maior parte do tempo deitado entre a serragem, estou preocupada. O que pode ser? E como devo agir?
ResponderEliminarTenho 1 macho e 2 fêmea uma delas ta agressiva com o macho oque posso fazer? ele já mordeu ela pra se defender
ResponderEliminar