terça-feira, 30 de agosto de 2011

Diário dos meus Gerbos

Olá. Seja bem-vindo a mais uma mensagem "Diário dos meus Gerbos".
  • Nesta mensagem "Diário dos meus Gerbos" eu irei falar duma coisa que me aconteceu hoje com a Minnie que me deixou ligeiramente preocupada.
Ontem fui comprar comida para os meus gerbos, e não havia a comida que eu costumo comprar e que eles tanto gostam. Decidi comprar outra comida.
Entretanto, a outra comida acabou-se. Hoje fui dar a 'nova' comida aos meus amiguinhos.
Os machos só gostaram de uma coisinha ou outra. A fêmea não gostou da comida. Deixou-me preocupada porque assim ela não tem comida.
Tive uma ideia e entretanto, hoje fui comprar as tais barras que se prendem nas grades da gaiola. Como eu disse (mais ou menos) no "Comportamento", estas barras substituem a comida (em caso de urgência, como neste caso). Espero que a barra dure até a comida se gastar, se não, não sei o que fazer. Não posso comprar mais comida enquanto que a outra não se gastar! Estou a fazer figas...

Comportamentos

O gerbo tem comportamentos de que todos nós nos questionamos: "Ele está a fazer 'isto' porquê?". É esta a nossa principal pergunta. Mas, onde há uma pergunta, há uma resposta.
Vou nesta mensagem, "Comportamentos", dar as respostas de que todos precisam.

Bater com as patas traseiras é sem dúvida umas das maiores questões de uma pessoa que não sabe nada sobre o gerbil.
Bem, o gerbil bate com as patas traseiras por duas razões: sinal de perigo ou excitação sexual. Mas como distinguir um caso do outro? Para nós, os sons são iguais, pelo que, pelo som/ritmo, nós não conseguimos distinguir, apesar de para os gerbos o som/ritmo certamente ser bastante diferente um do outro caso. Sendo assim, a única maneira de distinguir um caso do outro, é escutando e observando os gerbils. No caso de eles estarem batendo com as patas traseiras no chão por sinal de perigo, frequentemente haverá respostas dos outros gerbos (batendo também com as patas traseiras no chão)e/ou abringando-se ao gerbil que 'sentiu' o perigo. Já quando é por excitação sexual, os gerbos mantêm-se geralmente ignorados.

Roer é o que os gerbos mais fazem. Roem tudo que tenham à sua disposição. Quando eu comprei o meu par de gerbos, pensava que eles tinham fome, mas quando eu ia a ver, eles tinham comida destinada para eles. Achei estranho, e claro que pensei que se estava a passar alguma coisa, mas pensei que fosse só temporário aquele comportamento/vicio, e ignorei. Passadas, mais ou menos, duas semanas, notei que eles continuavam com aquele comportamento/vicio de roer! Decidi pesquisar na Internet, e arranjei então a minha resposta.
Em caso de stress, os gerbos dedicam-se especialmente às grades da gaiola, quando disponíveis. Por exemplo, a Minnie rói muito as grades da sua gaiola, devido ao facto de estar sozinha, que lhe provoca um certo stress (porque, como já disse, os gerbos gostam de ter a sua companhia).
Os gerbos também roem para fazer o ninho. Neste caso, eles dedicam-se às coisas que estão ao seu alcance.
Eles podem mesmo roer para procurar comida (pelos vistos a minha previsão inicial estava certa. Eh eh!).
Quando não há sinais de stress, falta de material do ninho ou falta de comida, estes roedores bastante activos e espertos, roem apenas por sinal de saúde: os dentes dos gerbos crescem continuamente, pelo que precisam de roer. Deve-se evitar que os gerbos roam plástico/tecido, pois pode-lhes fazer problemas na saúde. Compre umas barras que se prendem nas grades da gaiola. Essas barras têm comida (dura). No caso de você se esquecer de colocar comida na gaiola, o gerbo pode sempre roer a comida, comendo e tratando dos seus dentes, por exemplo. Mas dou o conselho de comprar estas barras principalmente porque, algumas, contêm no interior da dessa comida um pau de madeira, que ao roerem, desgasta os seus dentes.
Tenha atenção ao bebedouro. Quando vir o bebedouro roído, certifique-se que tem água fresca lá dentro.

Arranhar e escavar, tal como roer, também é um dos maiores hábitos dos gerbos. Quando vi o meu par de gerbos (normalmente e minha fêmea) a escavar tanto no canto da gaiola, pensei que eles estivessem nervosos e quisessem sair da gaiola ou não estivessem a gostar de mim. Também muitas pessoas pensam como eu pensei. Mas fique descansado, pois é um comportamento perfeitamente normal. A verdade é que eles escavam apenas pelo seu hábito natural de cavar tocas/túneis. Por isso não se tem de preocupar. Use bastante substracto na gaiola, para permitir aos gerbos fazer túneis, como na Natureza.

Pentear é um bom sinal. Penteadas frequentes é um sinal de que tudo vai bem no grupo. Os gerbos ao se pentearem mantêm-se limpos e é uma maneira de se socializarem entre eles.

Marcar território é uma das coisas que os gerbos costumam fazer. Exprimente olhar para a barriga do seu gerbil; você irá ver uma mancha amarelada. Essa mancha é uma glândula, chamada glândula odorífera. Eles marcam o seu território esfregando com a barringa/glândula em tudo que lhe pertence, deixando uma secreção oleosa vinda da glândula. Eles também esfregam a sua barriga/glândula nos outros gerbos (geralmente na familia).

Brigas é um comportamento que precisa de atenção. Por vezes, o seu gerbil brinca com outro (não pense que é brigar, pois é apenas brincadeira). Mas por vezes, os gerbils não estão simplesmente a brincar, mas sim a brigar. Há muitas pessoas que não sabem distinguir as diferenças. Se você ouvir barulho e os gerbos a chiar, deve-se alarmar e separar imediatamente os gerbos. Obviamente que se passou/passa algo entre os dois.
Infelizmente, os gerbos quando brigam, normalmente, é até à morte de um dos dois.
Vou dar-lhe alguns sinais de existência de briga:
  • O seu gerbo começa a perder peso.
  • O seu gerbo tem marcas de mordidas na cabeça ou na cauda.
  • E um caso bastante sério, é um gerbo dormir fora do ninho.
Quando numa briga há sangue, os gerbos voltarem a ser amigos é bastante improvável.
Evite brigas, usando apenas umas simples precauções:
  • Apresente sempre os gerbils estranhos com a "separação" (irei falar sobre a "separação" em breve).
  • Nunca mantenha mais de duas fêmeas adultas juntas.
  • Nunca mantenha mais de quatro machos adultos juntos.
  • Nunca cruze mais de uma fêmea por gaiola.
  • Quando uma segunda ninhada chegar deixe no máximo 3 filhotes mais velhos para evitar superpopulação.
Sinais de brigas sérias e precauções para evitar lutas entre gerbos, adaptado de Gerbils Dai.

Fugir  conseguem bem os gerbos. Animais espertos como este pequeno roedor, é um especialista em fugir da gaiola. Certifique-se de que o seu aquário tem uma 'rede' em cima (mesmo que a altura do aquário seja alta), e no caso de gaiolas certifique-se de que não há meio de escapatória.
Mesmo com estas simples precauções, há gerbos que são mesmo uns génios e escapam. Vou agora dizer o que você tem de fazer, ao dar a falta de um gerbo:
  • No caso de você ter gatos e/ou cães, deve colocá-los no jardim ou numa divisão da casa em que você tenha a certeza de que o gerbo não lá está, e feche todas as portas de casa.
  • Os gerbos não são de se afastar da sua casinha, por isso é boa ideia começar a procurar na divisão onde se encontra a gaiola (muito importante estar com a porta fechada). É bastante importante que você se mova lentamente, com movimentos muito suaves e que vá sempre olhando por todos os cantos.
  • Espreite por de baixo/trás de todos os móveis da divisão.
  • Assim que você localizar o seu gerbil, coloque um tubo PVC ao pé do móvel e sente-se a uma certa distância.
  • Assim que o gerbo entrar dentro do tubo, coloque as suas mãos nas duas pontas, Tudo isto muito rapidamente, porque assim que o gerbo se aperceber do acontecimento, vai-se logo embora do tubo, por isso tem apenas uns segundos para esta operação.
No caso de não conseguir localizar o gerbo:
  • Coloque sementes de girassol em todos os comodos da casa, e conte as sementes que deixa em cada comodo (continue com as portas todas fechadas).
  • Tempo depois, reconte as sementes de cada divisão e onde houver a menos das que colocou, é onde seu gerbo está escondido.
  • Depois faça o mesmo que no caso de você souber onde estava o gerbo.
Texto "fugir" adaptado de Gerbils Dai.

domingo, 28 de agosto de 2011

Na Natureza

Este pequeno roedor tem três nomes: Gerbo-da-Mongólia; Esquilo-da-Mongólia; Gerbil. O seu nome cientifico é 'Meriones Unguiculatus', que significa "pequeno guerreiro com garras". A sua família é 'Gerbilliane'.

O seu nome, Gerbo-da-Mongólia / Esquilo-da-Mongólia, deve-se ao seu habitat - Mongólia (onde vivem em maioria). Eles vivem nas zonas desertas e semi-desertas de alguns países, como: China (nordeste), Ásia Central (norte), África, Turquia (noroeste) e na Índia (noroeste). O seu outro nome, Gerbil, deve-se ao nome da sua família: Gerbilliane.
A sua cor original é Marrom-dourado (pontas dos pêlos pretas), denominada 'Agouti'. Mas, por meio de várias mutações obtidas por selecção em cativeiro, existem outras tonalidades fixadas, como: marrom-dourado com pintas brancas, preto, branco, canela, cinza-amarronzado, azul, entre outras... O albino diferencia-se do branco pelos seus olhos vermelhos. (Cores: http://gerbomania.blogspot.com/search/label/%22Hist%C3%B3ria%22).
Quando em Natureza, vivem em grupos de cerca de 20 indivíduos (assim são animais que se devem manter aos pares, ou mais, quando em cativeiro). Utilizavam as suas patas fortes para cavar, fazendo túneis nas suas tocas (normalmente esses túneis são feitos perto da vegetação, pois esta serve como alimentação).

  • As orelhas do gerbo são pequenas, mas a sua audição é grande.
  • Têm um excelente faro, pelo que 1982 foram usados para detectar droga em bagagens, no aeroporto.






sábado, 27 de agosto de 2011

Diário dos meus Gerbos

Olá. Espero que gostem da minha primeira mensagem "Diário dos meus Gerbos".

  • Nesta mensagem  "Diário dos meus Gerbos" eu irei falar de como os meus gerbos são.

Eu tenho quatro gerbos: três são irmãos (dois machos e uma fêmea) e o outro é um amiguinho que me deu muito trabalho para o juntar aos manos.
Infelizmente, a fêmea foi separada dos irmãos e do amigo, ficando sozinha :( Isso aconteceu por causa das crias, pois os gerbos reproduzem-se continuamente. Ela no início pareceu-me bastante triste, mas aos poucos ela vai melhorando. Eu sei que ela ficará sempre um pouco triste, pois os gerbos são animais que gostam de ter sempre alguém para brincar e passar o tempo. Eu tento sempre brincar com ela, para não se sentir sozinha.
A femea é a mais clara dos três irmãos e chama-se Minnie. O seu irmão mais claro entre os dois irmãos machos chama-se Danone. E depois há o mais escuro dos três irmãozinhos, que se chama Cookie. O amiguinho deles é um branquinho de olhinhos vermelhos (albino) e chama-se Bola de Neve.
Devido ao facto de os gerbils terem o hábito de enterrar a sua comida, eu não deixo a comida deles dentro de um potinho na gaiola - eu vou dando à boca, evitando assim o desperdicio de comida (e faz também com que eles confiem cada vez mais em mim).

Vou falar agora dos meus gerbos, psicologicamente:

Bola de Neve - Sobre ele tenho bastante  para dizer. O Bola de Neve é um gerbo bastante mansinho, que logo quando teve uma nova dona (eu) se amansou a ela. Para dizer a verdade, ele gostou logo de mim. Talvez por chegar a uma casa nova e limpa, que tem uma roda e brinquedos para ele (que são coisas que na casinha onde ele estava, na loja de animais, não tinha, e devia-se sentir um pouco aborrecido. Para não falar da falta de espaço da sua gaiola! Ele estava a viver para aí com mais três ou quatro gerbos e a gaiola era pequenissima! E eles gostam de espaço, muito espaço...!). O Bola de Neve é o Alfa (mandão) da sua casa. É ele também, o único que anda na rodinha. Ele só sabe andar lá a correr. Só pára para beber, dormir ou quando eu coloco a mão dentro da gaiola (sendo curiosos, eles não resistem em ir ver o que se passa e cheiram). Só pára para isto! O resto do tempo está sempre a lá andar. Um dia aparece-me todo musculado (ah ah ah). Quando eu vou dormir, tenho de lhe tirar a rodinha, porque aquela roda chia quando correm nela, o que faz com que eu não consiga dormir. Tenho pena dele porque andar na rodinha é o seu passatempo preferido, mas enfim... eu tiro-lhe a roda e ele vai brincar com os amigos. Como já disse, eu dou-lhes a comida à boca (devido ao seu hábito de enterrar a comida), e às vezes calha eu dar primeiro ao Cokkie ou ao seu irmão, Danone, e o Bola de Neve vai sempre tirar-lhes a comida da boca - com isto, eu quero dizer que o Bola de Neve é egoísta e impaciente, nesse aspecto, pois não sabe esperar pela sua vez. Há uma coisa sobre ele muito curiosa... Eu já reparei, que ele sempre que acorda, tem de se espreguiçar. Não sai do ninho sem se espreguiçar! É uma coisa muito curiosa, mesmo... E é tudo sobre ele.

Cokkie - Sobre o Cokkie não há muito a dizer. Ele é um comilão, sendo assim um pouco gordinho (ih ih). Ele parece uma bolinha de pêlo. Ele é também muito brincalhão, pelo que ele e o irmão andam sempre a brincar. Infelizmente, ele tem um pouco de medo de mim, e eu não sei porquê. Mas espero que isso lhe passe...

Danone - Não comentem o nome, porque foi um nome que me veio à cabeça de repente. Eu gosto muito do Danone. Sempre que ele acaba de comer, vai cheirar ao mesmo sitio onde eu lhe dei a comida, para ver se há mais. Ele anda sempre a arranjar o ninho, especialmente quando vai dormir. Ele confia em mim, e gosta de mim, o que me faz feliz. Ele é muito engraçado, querido, manso, fofinho e brincalhão. Ele gosta muito do irmão. Vejo isso porque anda sempre atrás dele. Eu gosto mesmo muito dele.

Minnie - A Minnie é a única fêmea, e em breve vai-se embora, para uma nova casinha e para um novo dono. Esse dia vai ser muito triste para mim, porque ultimamente eu tenho-me "chegado" muito a ela. Ela é como o seu irmão, Danone - sempre que acaba de comer, vai cheirar onde eu lhe dei a comida para ver se há mais (eu acho isso muito engraçado). Ela também se espreguiça muito, como o Bola de Neve. Ela de noite, tem sempre muito frio, por isso, quando vai dormir (de noite) ele mete sempre o algodão para cima dela. Já de dia, ela tem mais calor, de maneira a que quando vai dormir (de dia) faz apenas um buraquinho confortável no ninho e mete-se lá, e não se tapa. Ela gosta muito de dormir de lado, e parece um anjinho ao dormir. A comida preferida dela são sementes de girassol e milho (exactamente como a mãe dela, que já morreu :(  ). Ela tem sempre muita sede, pelo que anda sempre a beber água. Eu gosto muito dela, e irá ser muito duro quando ela partir.


Espero que tenham gostado =)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Um blogue com óptimas informações =D

Há um blogue sobre Gerbos da Mongólia muito especial para mim.
Esse blogue tem muito boa informação sobre o Gerbil. Fala muito sobre ele e como ele é muito querido e manso.
É um blogue especial para mim, porque eu apenas tenho 14 anos, e tinha algumas dificuldades sobre este roedor, que, como praticamente todos os portugueses, eu não conhecia, e esse blogue tirou-me muitas das minhas dúvidas sobre o gerbo. É também especial para mim, porque comecei a falar com a "dona" do blogue, e ela é muito simpática. Qualquer dúvida que me surge sobre este animal, eu falo com ela, e é incrível como ela tem sempre respostas para as minhas perguntas. Para mim, ela é como se fosse especialista em gerbos, para além de ela os amar! Ela tornou-se mesmo uma grande amiguinha minha, mesmo ela sendo brasileira e eu portuguesa. Ela é mesmo uma querida...
Foi também o blogue dela que me deu a ideia de criar um blogue só meu! O blogue dela inspirou-me mesmo!

Da forma que falo do blogue desta simpática senhora, devo ter despertado interesse, não é? Espero que sim... No caso disso, deixo aqui o link deste fantástico blogue:
http://gerbomania.blogspot.com/

Boas Vindas! =)

Olá! Eu sou a Márcia e sou de Portugal.
Eu tenho Gerbos da Mongólia, e cá, em Portugal, eles não são conhecidos, pelo que estou a tentar espalhar a sua espécie.
Por não serem conhecidos, quando os mostro a alguém, as pessoas chamam aos gerbils de ratos, por causa da sua aparência. Isso é uma coisa que eu odeio! Essas pessoas, não têm mesmo noção do excelente animal que o gerbo é. O gerbo dá-se muito bem com o dono, quando se sente mimado e bem tratado. É muito activo e brincalhão... Isto são apenas algumas virtudes do óptimo pet aqui falado, pois ao longo do blogue irei falar muito mais deste pequeno roedor.

Para além de falar em geral sobre o gerbil, eu irei também contar algumas curiosidades sobre os meus quatro gerbos. O titulo dessas mensagens irá ser sempre "Diário dos meus Gerbos", para distinguir das outras, em geral.

Espero que gostem do blogue, e desde já, agradeço pela visita, e gostaria muito que seguisse o meu blogue.

Obrigada e Volte sempre =)



Aviso que a minha próxima mensagem irá ser sobre um blogue que fala sobre os gerbos que é muito especial para mim (publicado já a seguir), e depois dessa irei publicar a minha primeira mensagem "Diário dos meus Gerbos", ou seja, irei falar um pouco sobre os meus gerbos (pulicado amanhã).