- Nesta mensagem "Diário dos meus Gerbos" deixo-vos um video deles, depois da sua gaiola ter sido mudada.
domingo, 19 de fevereiro de 2012
Diário dos meus Gerbos
Esta mensagem "Diário dos meus Gerbos" será um pouco diferente.
Doenças mais comuns
- Problemas respiratórios - a doença mais comum de todas
Esta doença afecta principalmente gerbos jovens e gerbos velhotes.
Estes problemas são principalmente causados por causa da forração não ser adequada, por estar molhada, ou pela mesma ter falta de limpeza.
Para os seus gerbils não terem problemas respiratórios, aconselho a ter como forração da gaiola areia para gatos, e assegurar-se de que o bebedor não está a deitar água.
Os gerbils velhotes podem ficar com estes problemas, mesmo com os cuidados. Se tal acontecer, vá a um veterinário, e este lhe dará a receita para curar o gerbil.
Em geral, os sinais de problemas respiratórios são pelagem arrepiada, respiração barulhenta e/ou sensação de frio.
- Dentes compridos
Os gerbos mais velhos normalmente têm os dentes compridos, devido ao facto de não roerem com tanta frequência.
Os gerbos ficam com os dentes compridos no caso de não terem nada para roer à sua disposição na gaiola, como por exemplo: rolos de cozinha, rolos de papel higiénico, ou aquelas barrinhas com comida. Também ficam com os dentes compridos no caso de partir um dente, pois o dente ao lado cresce muito porque não tem o outro para ranger contra ele.
Para eles não ficarem com os dentes demasiado compridos, deve ter sempre à disposição deles material para roer, e evitar que eles partam os dentes. Se os dentes se partirem, leve o gerbil ao veterinário.
É importante ver regularmente os dentes dos animaizinhos e também as suas unhas (para não deixar as unhas crescerem, coloque na gaiola um pedaço de madeira, e os gerbos, ao escavarem, desgastam as unhas).
A perda de peso é o principal sintoma, pois os dentes compridos afectam principalmente a "maneira" de comer (e este problema pode também causar feridas nas gengivas).
- Hipertermia - menos comum mas comum
É importante os gerbos não estarem sob a luz directa e/ou com pouco ventilação / pouca circulação de ar.
Se o gerbil ficar com hipertermia, meta ao redor dele água fresca, mas não demasiado, e obrigue-o a beber liquídos, repito, não muito frescos. No caso de a água/liquidos estiverem demasiado frescos, a diferença de tempuratura pode matá-los. Se o gerbil continuar na mesma, leve-o a um veterinário.
- Hipotremia - menos comum mas comum
É importante dar ao gerbo material quentinho (algodão, feno) para eles fazerem o ninho, quando estiver frio.
Se o gerbo estiver com hipotermia aqueça-o com uma manta quente, uma garrafa de água quente, ou até mesmo com o seu calor do corpo (mais simples). Coloque o gerbil debaixo da sua camisola ou algo assim, e não desista, por muito que ache que não está a fazer efeito.
Seria boa ideia, depois de ver o gerbo mais quente, levá-lo a um veterinário, para garantir que está tudo bem.
Descobri que o Cookie morreu de hipotremia. O Danone também já esteve com os sintomas, e mal se mexia. Comecei a chorar, mas fiquei com ele de baixo de um candeeiro, e ele foi aquecendo, ficando tudo bem.
Subscrever:
Comentários (Atom)